terça-feira, 22 de março de 2016

Um tour pela educação domiciliar

Este blog se destina a investigar o estado da arte da educação domiciliar no universo acadêmico e seu percurso na mídia brasileira. Nasce da inquietação por desvendar quais são os discursos comuns alegados por aqueles que são contrários à sua instituição, as maiores dificuldades encontradas pelos pais que optam por tal modalidade de ensino e as motivações das suas escolhas.

Aqui, a educação domiciliar será tratada enquanto categoria analítica, uma vez que se entende como uma modalidade de educação alternativa ao modelo convencional de ensino institucional, compulsório.

A educação domiciliar é permitida em diversos países do mundo. No Brasil, embora ainda não tenha amparo jurídico, ela tem, mesmo que timidamente, ganhado corpo prático e espaço teórico-acadêmico.

Educação domiciliar não se limita a ensinar conteúdos em casa, realizar tarefas de cunho pedagógico, mas a criar uma cultura de estudo e formação em tempo integral e com qualidade. Tal ensino é feito dentro da rotina do lar, um lugar de aconchego e serenidade necessários, capaz de assegurar aprendizagem com sucesso. 

Diversos fatores podem ser pontuados ao se analisar a educação domiciliar, são eles: liberdade e naturalidade na escolha do método e processo de ensino; investimento e seletividade na escolha do material didático e recursos diversos que as famílias podem disponibilizar; fluidez na organização do tempo de estudo; foco e direcionamento nos conteúdos de maior relevância epistemológica; maior liberdade e mais constância na realização das atividades extracurriculares que dão vida e praticidade ao conteúdo formal  e o estímulo ao desenvolvimento da autonomia.

Educação domiciliar faz aquilo que a escola formal necessita de projetos para executar, ou seja, envolver ativamente a família na educação dos filhos. Pais que educam em casa se sentem sujeitos partícipes e, antes do Estado, são os primeiros responsáveis pela formação educacional dos seus filhos, por isso, fazem-na com empenho e dedicação exclusiva. Educação domiciliar parte do princípio da liberdade de ensinar com qualidade. 

Logo, os pais que utilizam e compreendem os lares como lugar mais adequado para estudar, se propõem a realizar e prover com eficiência a educação dos seus filhos, uma vez que também recai sobre si a responsabilidade por tal tarefa. 

Por Silvailde S. Rocha
Mestre em Políticas Educacionais (UNB)
Pedagoga e Jornalista
Mãe homeschooler da Súzan Flor (7 anos)


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